"Uma oração sem fé é uma fórmula vazia. Quem é tolo a ponto de perder tempo pedindo algo em que não crê?
A fé é o manancial; a oração, o riacho. Como pode correr o riacho se o manancial está seco?"
(Santo Agostinho)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

TRIDUO A S. JOSÉ POR UM ENFERMO



I

As enfermidades entram muitas vezes nos adoraveis planos da sabedoria divina. Sob a violência dos seus golpes, o homem entra mais facilmente em si, e considera, que é pó, e que ao pó um dia tornará; e então aprende melhor a desprender-se dos precários bens deste mundo, onde tudo é vaidade e inquietação.

Glorioso Patriarca S. José, fazei que o pobre enfermo por quem rogamos, compreenda bem e pratique esta grande verdade que por vossa intercessão alcance de Deus a graça da saúde, a fim de que, socorrido por vós, diga com reconhecimento: servirei sempre a Deus que é tão bom e poderoso!

Pai Nosso... Avé Maria... e Glória ao Pai...

II

As enfermidades nos revelam traços eloquentes da misericórdia divina. Quantas vezes, entre os males do corpo, dissipa-se ante o nosso espirito a nuvem que esconde os males da alma! Oh! Como nessas horas o coração se torna sensivel ás exprobrações da consciência, dócil ás inspirações do céu, e dicidido á práctica da virtude cristã!

Glorioso S. José, fazei que o enfermo por quem vos rogamos, deteste eficazmente as suas faltas, corrija os seus defeitos, e seja para sempre fiel aos seus deveres. Que ao mesmo tempo o vosso poderoso patrocinio lhe restitua a saúde, a fim de que, contente e reconhecido, ele proteste: invocarei sempre a S. José que tudo pode com a sua intercessão.

Pai Nosso... Avé Maria... e Glória ao Pai...

III

As enfermidades são sempre acompanhadas dos cuidados da bondade divina. Aquele que sabe amar, também corrige e castiga; e a mão que bate, é muitas vezes a de um pai extremoso. Convencidos de que o Senhor nunca lhes retira o amor, os Santos sofrem as enfermidades não só com paciência e resignação, mas até com alegria e entre acções de graças; e assim suas almas se purificam, como o ouro no cadinho, e fazem progressos na perfeição e na santidade.

Glorioso S. José, fazei, que o enfermo por quem vos rogamos, se aproveite dos seus sofrimentos para adquirir maiores méritos, para se santificar cada dia mais e para melhor satisfazer a justiça divina. Mas fazendo-o progredir na virtude, obtende-lhe a cura que ele espera de quem dá a morte, mas também vivifica; e que não permita o Senhor Omnipotente sejam continuas e sem termo as tribulações, quando as alegrias e consolações não o são.
Lembrai-vos ó grande Santo, de que tendes nos vossos braços o Menino Jesus, e vêde que, ainda quando parece dormir ao vosso peito, o seu coração vela e escuta as vossas orações. Sim, nós sabemos todos, para nossa viva consolação, que o vosso patrocinio é poderosíssimo, porque as súplicas que dirigirdes ao Filho de Deus, são irresistiveis para aquele que vos elegeu para seu Pai adoptivo.

Pai Nosso... Avé Maria... e Glória ao Pai...

V./Rogai por nós, bem-aventurado São José.
R./Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.

Senhor, Deus Omnipotente, salvação eterna dos que creem e confiam em Vós, socorrei o vosso enfermo, em favor de quem imploramos a mediação do ínclito S. José, de modo que, recobrando a saúde e a paz, ele Vos renda continuas graças, e vos sirva fielmente no grémio da Igreja. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário